INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O AUTOCONHECIMENTO

Avançamos imensamente em diversas áreas da vida, o que pode ser facilmente percebido, por exemplo, observando-se a tecnologia empregada em nosso dia a dia. Mas, será que podemos dizer que esse avanço também aconteceu na área emocional? Nesse artigo você vai saber um pouco mais sobre Inteligência Emocional e como isso nos afeta.



Durante muito tempo, a medida da inteligência tinha como ponto norteador exclusivamente o Quociente de Inteligência (QI) de uma pessoa, conceito que leva em consideração o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Mais recentemente a inteligência emocional (QE) também começou a ganhar espaço e tem sido amplamente explorada no caminho do autoconhecimento.


E o que significa ter inteligência emocional?


Para a Psicologia, Inteligência Emocional, é um conceito que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar as próprias emoções e as dos outros, assim como a capacidade de lidar com elas.


Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de gerenciar de forma benéfica as emoções, tal como se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões.


Segundo o psicólogo americano Daniel Goleman inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades específicas:


• Autoconhecimento emocional

• Controle emocional

• Automotivação

• Empatia

• Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais)


É possível dizer que, atualmente a inteligência emocional é uma habilidade importante para o sucesso pessoal e profissional. Uma pessoa com capacidade de lidar com suas emoções tem mais facilidade para manter o foco da atenção no que realmente importa, reduzindo o gasto de energia desnecessário.

E como desenvolver a Inteligência Emocional?


A inteligência emocional pode ser desenvolvida levando em conta aspectos dos pilares apresentados anteriormente, por isso olhar para si mesmo é de extrema importância, bem como sair dos condicionamentos e do automatismo. Viver no momento presente, estar atento as suas ações e reações nos diferentes contextos também é fundamental no caminho do aprimoramento pessoal.


Deixo aqui algumas reflexões importantes:


1. Tenho mais agido ou reagido às questões ao meu redor?

2. Costumo estar presente de corpo, fala e mente nas minhas experiências diárias?

3. Tenho levado uma vida consciente ou estou seguindo um fluxo automático?


Avalie as suas respostas e reflita como seria lapidar sua inteligência emocional e ganhos nesse processo.


Se você chegou até aqui, parabéns pelo interesse em se conhecer mais e desenvolver-se. Por isso temos um convite especial para você! No dia 12/05/2022 as 20h00 ocorrerá pelo Youtube, um encontro ao vivo e gratuito sobre esse tema, com os instrutores e terapeutas Eduardo Isaac e Samira Sampaio.


Não é necessário se inscrever, basta acessar o link abaixo para acompanhar. Já acesse, se inscreva no canal e ative o lembre! Não esqueça de marcar em sua agenda para não perder esse encontro especial.


https://youtu.be/-5H6GsHiUJE


Boa jornada!



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp