ESPIRITUALIDADE: IMPORTANTE ALIADA À PACIÊNCIA



As Escrituras Sagradas consideram a longanimidade um fruto do Espírito, no dicionário, aparece como sinônimo de paciência, resignação com que se suportam contrariedades.


O Novo Testamento ensina que a paciência é um bem que produz crescimento: “Também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência, a experiência, e a experiência, a esperança.” (Rom 5: 3-4)


Dessa forma, é nítido perceber que a paciência é uma virtude que habita a esfera espiritual, mas que pode e deve ser buscada pelo homem na sua jornada da vida.

O cotidiano socioeconômico conduz os indivíduos à superficialidade, à impaciência, à ansiedade, ao estresse, entre outros aspectos e, por essa razão, é a busca pela espiritualidade que possibilitará a conversão, a mudança em direção à paz, à profundidade e à paciência.


A pressa, característica dos dias atuais, facilita o desenvolvimento da impaciência, portanto, demanda um esforço andar na contramão, ou seja, ir buscar conteúdos que não fazem parte do senso comum consome muita energia e disposição.

O habitual é se afligir com os contratempos. No entanto, reagir com impaciência diante das vicissitudes da vida é um desperdício de energia.

A paciência aparenta ser uma situação estática, imóvel, no entanto, ela é uma energia dinâmica em equilíbrio: são duas forças contrárias atuando. Portanto, há de se evoluir espiritualmente com o intuito de conseguir igualar as forças e desenvolver a harmonia.

Não é possível crescer reagindo a cada situação cotidiana com raiva, violência ou intolerância. Além de ficar à mercê das circunstâncias, essas emoções são tóxicas para os indivíduos e roubam a paz.


SABEDORIA VERSUS INTELIGÊNCIA


A inteligência é a capacidade de solucionar problemas se utilizando de conteúdos aprendidos ou de instrumentos acessíveis, pode ser um conhecimento, um método, uma ferramenta, uma expertise e se adquire no universo humano.

A sabedoria também é a habilidade de resolver os problemas, mas usando o amor, a paciência, a tolerância, ou seja, elementos que se obtêm no ambiente espiritual.


Portanto, se o seu objetivo é se tornar um ser humano melhor, com mais equilíbrio, menos egoísta, mais independente, pacificado, paciente, em harmonia com os outros e consigo mesmo, há de se empenhar em se desenvolver no universo espiritual - o instrumento para o amadurecimento do homem.


OS FRUTOS DO ESPÍRITO


São nove os frutos do Espírito:

  • Amor

  • Alegria

  • Paz

  • Paciência

  • Amabilidade

  • Bondade

  • Fidelidade

  • Mansidão

  • Domínio próprio


O grande equívoco é acreditar que vai encontrar esses conteúdos nos ambientes humanos. Não é nos bancos de Universidades, na busca por entretenimentos, na aquisição de bens materiais, nas ciências ou em qualquer outra temática humana que alcançará os frutos do Espírito.

Assim, se a paciência é o seu alvo, há de procurar no campo da espiritualidade. Os recursos que o universo espiritual coloca a sua disposição vão promover a saúde em todas as áreas: física, psíquica, emocional.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp