A energia do Reiki e o seu significado

Você provavelmente já ouviu falar em Reiki, certo? Mas conhece a energia que a prática proporciona para seu bem-estar físico, mental e emocional? Leia para conhecer o significado da energia do Reiki e seus benefícios para todos nós.





O que é Reiki?


Reiki é uma terapia integrativa e complementar que visa estimular nossos mecanismos naturais de cura pela captação de energia do universo, pelo toque ou aproximação das mãos do terapeuta no corpo do receptor, e também por meio de práticas meditativas e de vários outros recursos e técnicas que compõe seu amplo método. Essa energia que o Reiki traz pode promover saúde física, emocional e mental, prevenindo e restabelecendo. É a junção de duas palavras japonesas: Rei e Ki.


Rei é a energia cósmica universal, descrita como fonte primordial ou primeira fonte, criação primária, sabedoria divina, energia vital do universo. Já Ki é a energia vital, o calor e a energia irradiados pelo corpo de um homem ou animal, pois que está presente em todos os seres vivos.


Ki pode ter sua denominação diferente conforme o país. Por exemplo: na Rússia, é chamada de energia bioplasmática; na Polinésia, mana; na Índia, prana; na China, chi. No Japão, onde foi criada, a energia vital Ki quer dizer força da vida.


Sendo assim, Reiki é uma energia universal vital. Estudando essa energia e reunido uma vasta gama de conhecimentos, Mikao Usui em 1922 no Japão, cria um método terapêutico, que une um vasto conjunto de saberes e fazeres. Ele desenvolveu técnicas para canalização da energia cósmica universal para harmonizar a energia vital (Rei + Ki) e trazer muitos benefícios para os seres. Sua denominação mundial é Reiki, e não como algumas pessoas aportuguesaram: raique ou reique.


O Reiki e a religião


Há indivíduos que costumam ligar a terapia complementar Reiki à religião. Contudo, é uma prática espiritual acessível a todos, independentemente de sua crença religiosa. Não há dogma nem dependência de fé para acessar essa energia, pois vem do universo. Inclusive a prática de Reiki pode fortalecer a espiritualidade da pessoa, seja ela qual for, pela prática do bem e da virtude.


Essa terapia proporciona extremas sensações de bem-estar ao paciente, porque fluem energias positivas por ele, tratando corpo, mente, espírito e emoções. Traz sentimentos de paz, segurança, bem-estar e relaxamento.


O Reiki, dentre as várias técnicas e conhecimentos que compõe o método, utiliza amplamente a imposição das mãos no paciente, sobre áreas específicas do seu corpo, onde estão localizados os principais chacras ou então sobre órgãos, glândulas e outras regiões que estejam em desequilíbrio. Assim, seu equilíbrio energético é restaurado, promovendo as sensações positivas descritas acima, atuando tanto na recuperação da saúde quanto na prevenção.


O que são símbolos do Reiki?


São compostos sagrados da união entre mantras e yantras (desenho geométrico que age como ferramenta para contemplação, concentração e meditação), entendidos como botões que podem ser ativados ou desligados para proporcionar determinados resultados na vida do paciente, conforme a técnica usada.


Eles podem captar, interferir e restaurar a energia primordial cósmica, por exemplo, limpando a mente de energias causadoras de desequilíbrios e permitindo melhor visão de nossas capacidades físicas, mentais e emocionais.


Quais são os símbolos do Reiki?


Os símbolos do Reiki podem ser três, quatro ou mais. Sua quantidade, seus usos e significados dependem de quem os incorpora na prática e da linhagem que se segue. Confira a seguir os símbolos mais conhecidos e em qual sentido são comumente utilizados:


- Cho Ku Rei: do poder ou intensificação da energia;

- Sei He Ki: da harmonia e tratamento de maus hábitos;

- Hon Sha Ze Sho Nen: do tratamento à distância;

- Dai Ko Myo: símbolo dos mestres;


O Reiki é um poderoso caminho de aprimoramento contínuo e promoção de bem-estar do indivíduo em sua integralidade, ajudando-o a ter mais autoconhecimento, harmonia emocional, desenvolvimento pessoal e muito mais. Se abra para experienciar através uma sessão ou de um curso e veja o quanto o Reiki pode transformar sua vida para melhor!

27 visualizações

Saiba primeiro das novidades!

Lhe avisaremos por e-mail sobre palestras, cursos, agenda de atividades, informações sobre as Práticas Integrativas, bem estar, autoconhecimento e muito mais. Descadastre quando quiser!

IPIS - Instituto de Práticas Integrativas em Saúde

CNPJ: 24.985.463/0001-18

Av. Vital Macedo, 326 - Uberlândia, MG CEP 38400-290

Tel: (34) 9 9791-0144, ipisinstituto@gmail.com

Redes sociais: @institutoipis

©2023 by IPIS.

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto