Programa de Redução de Ansiedade Baseado em Meditação

Confira todas as informações aqui. Sem letras miúdas e sem surpresas ao final do período gratuito: Já te conto tudo aqui e agora. Não é necessário assistir ao vídeo. Todo o conteúdo está também em texto logo abaixo, escolha o que preferir.

Cronograma:

A primeira turma do programa terá início dia 01/fevereiro e finalizará dia 28/02/2022, com um encontro virtual diário as 06h30 da manhã, com duração de 30 minutos. O período limite de início no programa é dia 07/02/2022.

Como funciona:

Em cada um dos encontros diários, durante os 28 dias, teremos um período de 30 minutos de prática e teoria ao vivo, transmitido de maneira virtual, bastando um computador ou celular conectado a internet para acompanhar. Não são 30 minutos direto de meditação: de início são várias práticas de 3 a 5 minutos, intercaladas com teoria. O facilitador Eduardo Isaac, pós-graduado em Docência e Prática da Meditação, conduzirá o programa abordando basicamente 4 pilares: práticas de mindfulness/atenção plena, técnicas de relaxamento do corpo e da mente, visualizações terapêuticas e reflexões sobre perspectivas saudáveis. Dentro do período do encontro virtual serão conduzidos exercícios práticas e dadas orientações teóricas. Participe do período gratuito para vivenciar e conhecer.

Investimento:

Período introdutório (P1) de 01 a 07/02/2022:

 

Será um período gratuito para o participantes avaliarem se a proposta do programa atende suas expectativas. Nessa fase os encontros serão transmitidos de maneira pública pelo instagram: 

https://www.instagram.com/eduardoisaac.instrutor/

Se quiser participar só do período gratuito, tudo bem! Se quiser continuar depois, te contarei agora como será: sem surpresas! Veja a seguir...

Período de aprofundamento (P2) de 08 a 28/02/2022:

 

Nessa fase os encontros serão restritos aos que tiverem interesse em dar continuidade ao programa. Após a finalização do Período Introdutório será aberta no dia 07/02 a inscrição para o P2.  Na sua inscrição do P2, você preencherá um questionário para descobrir qual seu nível atual de ansiedade. Ao final do programa fará novamente essa avaliação para verificar se houve algum benefício. O valor integral do investimento para essa fase é R$299.  Temos um programa de descontos de até 90% baseado em ações que ajudem na divulgação do programa até o dia 06/02/2022. Com o desconto máximo, o valor será somente R$29,90. Tem alguma taxa adicional? Não. É isso mesmo... se quiser ajudar a divulgar o programa e fortalecer nossas redes sociais por meio de ações simples e plenamente possíveis, prefiro beneficiar você, caso queira, do que investir caro em anúncios.

Reembolso:

No período gratuito não é solicitado nenhuma informação sua. Caso deseje continuar e faça a inscrição para o P2, reembolsaremos o valor investido ao final, caso não perceba nenhum benefício, dentro das seguintes condições: a) ter participado com presença mínima de 75% do programa; b) será descontado taxas de transação do cartão; c) solicitação de reembolso pelo e-mail contato@institutoipis.com até no máximo 7 dias após finalização do programa. 

Programa de descontos para o P2:

(as ações devem realizadas até dia 06/02; descontos cumulativos até 90%)

No instagram (máximo 35% de desconto)
5%: Seguir o perfil: https://www.instagram.com/institutoipis/
5%: Seguir o perfil: https://www.instagram.com/eduardoisaac.instrutor/
5%: Curtir e comentar "eu vou participar" na postagem oficial do programa (está escrito "post oficial" na imagem no perfil eduardoisaac.instrutor)
5% a 20%: Marcar 3 amigos na postagem oficial = 5%; marcar 6 amigos = 10%; marcar 10 amigos = 20% 

No telegram (máximo 20% de desconto)
10%: Entrar no canal do Instituto IPIS: https://t.me/institutoipis
10%: Entrar no grupo do Programa de Redução de Ansiedade Baseado em Meditação: https://t.me/programamedita

No facebook (máximo 35% de desconto)
5%: Curtir a página do Instituto IPIS: https://www.facebook.com/institutoipis 
5%: Curtir e comentar "eu vou participar" na postagem oficial do convite na página do Instituto IPIS no facebook (está escrito na imagem "post oficial")
5% a 20%: Marcar 3 amigos na postagem oficial = 5%; marcar 6 amigos = 10%; marcar 10 amigos = 20% 
5%: Compartilhar a postagem oficial de modo público em seu feed do facebook convidando os amigos

Contextualização
(se não quiser ler, tudo bem, pule para a próxima parte)

Segundo a OMS (2020) o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Há quase dois anos, no começo da pandemia, já era quase 10% da população sofrendo com a ansiedade excessiva. Hoje, devido ao nosso contexto, é muito provável que essa taxa tenha aumentado. 

Pessoas com transtorno de ansiedade podem apresentar alguns sintomas como inquietação, irritabilidade, falta de concentração, pensamento acelerado, fadiga, falta de ar ou respiração rápida, insônia, preocupação excessiva, boca seca, medo, náusea, palpitações, sentimento de tragédia iminente.

Caso você se identifique nesse quadro, é importante buscar ajuda. Além do cuidado convencional, algumas práticas naturais também podem trazer muitos benefícios no auxílio para redução da ansiedade, estresse e depressão. A meditação é um desses casos. 

A meditação tem se destacado nos últimos anos como uma forte aliada para o nosso bem estar, com centenas de pesquisas científicas comprovado seus benefícios. Não tem contraindicações e qualquer pessoa pode aprender a praticar.

Confira algumas dentre centenas de evidências que qualquer pessoa pode encontrar nas bases de dados científicas (referências no final):

Segundo Chiodelli (2020) foi observado em suas pesquisas a diminuição significativa no nível de depressão com um tamanho de efeito grande e uma diminuição dos níveis de ansiedade e de estresse com tamanhos de efeito médios. 

O uso das práticas de mindfulness e de meditação podem funcionar também como instrumentos terapêuticos complementares importantes no abrandamento dos sintomas observados na Doença Pulmonar Crônica, auxiliando na diminuição da sensação de dispneia, ansiedade, estresse e depressão. (MONTEIRO, 2019)

Conforme Nunez Pumariega (2020) puderam ser observados nos experimentos realizados efeitos significativos do mindfulness para a prevenção de recaídas no tratamento do tabagismo e diminuição de sintomas de ansiedade, depressão e nível de monóxido de carbono nos pulmões.

Foi observado em um estudo que as terapias baseadas em mindfulness são uma estratégia eficaz no tratamento da ansiedade, estresse e depressão. (RODRIGUES, 2019)

Em outra pesquisa, dentre os problemas emocionais referidos pelos usuários de serviços públicos de São Paulo, após a prática de meditação, foi referida melhora por 81.8% dos entrevistados em relação à ansiedade, 81% quanto a tristeza/depressão, 77.8% quanto a angústia, 75% quanto a preocupação excessiva, 75% quanto ao desânimo e 66.7% quanto a apatia. (SANTOS et al, 2012)

Como participar do programa:

Para participar do período gratuito e introdutório (de 01 a 07/02) não é necessário nenhuma inscrição. Te aguardo na transmissão ao vivo pelo instagram: https://www.instagram.com/eduardoisaac.instrutor/

 

Siga o perfil e programe seu despertador! As 06h30 da manhã estaremos lá juntos!

Com quem vou aprender?

IMG_20210126_165852.jpg

Eduardo Isaac é Terapeuta Integrativo e Instrutor de Meditação, Reiki, Hipnoterapia e Radiestesia pelo IPIS - Instituto de Práticas Integrativas em Saúde, atuando nessa área há mais de 10 anos. Formou mais de 3.000 alunos. É coordenador do Núcleo de Reiki da Associação dos Terapeutas e Esteticistas de Minas Gerais. É também facilitador de Mindfulness e Harmonia Emocional (Kindfulness). Pós-graduado em Docência e Prática da Meditação. 

O programa é organizado pelo IPIS - Instituto de Práticas Integrativas em Saúde, credenciado junto a Associação dos Terapeutas e Esteticistas de Minas Gerais (ATESTE) e junto à Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos (ABRATH).

Referências das pesquisas científicas mencionadas:

Chiodelli, R., de Mello, L.T.N., de Jesus, S.N. et al. Effects of a Brief Mindfulness-Based Intervention on Depression, Anxiety, and Stress in Senior Students. Trends in Psychology. 28, 529–545 (2020). https://doi.org/10.1007/s43076-020-00034-2

MONTEIRO, J. G. et al. Mindfulness e meditação: Práticas complementares ao tratamento do paciente com DPOC. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), [s. l.], v. 18, n. 1, p. 41–46, 2019. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edb&AN=138705941&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 7 abr. 2021.

Nunez Pumariega, Y., Vitória Calheiros, P. R., Nunez Cárdenas, R., Dos Santos Farias, E., & Pumariega Torres, C. D. (2020). PREVENÇÃO DE RECAÍDAS BASEADA EM MINDFULNESS NO TRATAMENTO DO TABAGISMO – BRASIL (Relapse Prevention Based on Mindfulness in the Treatment of Tobacco Dependence - Brazil). CES Psicología, 13(2), 129-143. Recuperado a partir de https://revistas.ces.edu.co/index.php/psicologia/article/view/5147

RODRIGUES, Michele Ferreira. MINDFULNESS E OTIMISMO NO TRANSTORNO DE PÂNICO E DEPRESSÃO. 2019. 60 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de Mestre em Saúde Mental, Instituto de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

TERESA MARIA DOS SANTOS et al. Contribuição da meditação para a saúde mental dos usuários de serviços públicos de São Paulo. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, [s. l.], v. 7, n. 1, 2012. DOI 10.5712/rbmfc7(1)573. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsdoj&AN=edsdoj.57c0c9711534ccea7cbd560a1d6b379&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 7 abr. 2021.

RODRIGUES, Michele Ferreira. MINDFULNESS E OTIMISMO NO TRANSTORNO DE PÂNICO E DEPRESSÃO. 2019. 60 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Saúde Mental, Instituto de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

whatsapp-logo-1-1.png
whatsapp